Pergunta #11886

Realmente tudo isso é fascinante, Rosemarie! Acho a etimologia das palavras algo fantástico, mas nem todas as vezes elas geram desdobramentos tão interessantes quanto em “congresso”. Às vezes a origem delas é bem chatinha, para não dizer decepcionante. Vixi! Agora o professor me mata!

Gostei da sua dedução sobre a palavra “agradar”. Certamente foi mais interessante do que a verdadeira etimologia da palavra. O problema é que o professor fez um juramento de dizer a verdade e sempre a verdade e nada mais do que a verdade e, portanto, é obrigado a reportar a verdadeira etimologia da palavra, mesmo quando ela não é muito empolgante.

Dito isto, professor, tem alguma outra palavra de uso corrente que derive do latim GRADUS? Talvez graduação, degrau, egresso, desgraça?

Resposta:

Me-ni-no! Quando a gente achava que você estava recuperado, você apronta?
Escreva 100 vezes à mão no seu computador “Não devo desrespeitar a Etimologia”.

As palavras que v. citou têm esSa origem, exceto “desgraça”, que vem de DIS-, “à parte”, + GRATIA, de GRATUS.

Outras: gradiente, centígrado, plantígrado, digitígrado, gradual, gradação, ingrediente, digressão, retrógrado, anterógrado, regresso, agressão e muitas outras, entre as quais as palavras inglesas muito usadas por aqui, UPGRADE e DOWNGRADE.

Origem Da Palavra