Pergunta #11897

Olá professores e colegas

Neste final de semana assisti na TV Senado o programa Desafios da Língua, fiquei surpresa quando informaram que a língua portuguesa tem ao todo 600.000 palavras (só perdendo para a língua inglesa). Imaginei como seria legal um dicionário etimológico com esta quantidade de palavras. Será que é sonhar de mais? Logo em seguida, desviei o pensamento para a palavra sonho, sono, mas lembrei-me do Tiácono jogando água fria (não crie castelo com os antepassados das palavras, nem todas são fascinantes). Será que o detetive X-8 poderia fazer uma relação com as palavras sono (somnu) e som (sonu), a diferença é só um “m”, poderia ser uma historinha mirabolante, tipo o “m” originou da cantiga que cantam para nos ninar?
Tudo de bom para vocês.
Obrigada, Rose

Resposta:

Nosso idioma tem um vocabulário riquíssimo. É uma pena ver que as pessoas o usam pouco e acabam falando de maneira rasa, por pura preguiça, achando que o importante é apenas serem compreendidas.

É, um dicionário assim seria interessante – mas não existe em nosso idioma.

Sua sugestão é interessante, tentaremos falar com o X-8. O problema é conseguir alguém que tenha coragem de ir até o bairro dele, já que lá não há linha telefônica nem sinal de celular.

Falando em jogar água fria… não existem em Latim clássico nem SONU nem SOMNU.
Existem SONUS, “ruído” e SOMNIUM, “sonho”, bem como SOMNUM, “sono”.

Origem Da Palavra