Pergunta #1300

(Continuação III)

“Sabe, professora, não concordo plenamente. A senhora parece que se subtraiu na aceitação daquela cartilha de termos politicamente corretos”.
“O que você quer dizer?”
Para explicar vou usar algumas palavras do poeta Ferreira Gullar, comentando sobre esta equivocadíssima cartilha. “Não faz muito tempo, surgiu uma onda exigindo que se expurgassem dos dicionários palavras como “judiação” ou “judiar”, sob o argumento de que são expressões anti-semitas. Bastava pensar um pouco para ver que tais palavras não se referem aos judeus, e sim a Judas Iscariotes, isto é, à malhação do Judas no Sábado de Aleluia. Judiar ou fazer judiação é submeter alguém a maus-tratos semelhantes aos que a molecada faz com o boneco de Judas.”
Então, professora, penso que, sabendo corretamente a origem real de certas expressões poderemos aplicá-las com mais segurança, sem cair num deslize de parecer mal educado e de ser chamado até de anti-semita! Deus me livre!
“Nossa – espantou-se a professora – parabéns! Fazia tempo que eu não escutava argumentos sólidos na sala.”
“Ah, professora, deixa disso, a senhora sabe que são as suas aulas que nos fazem pensar tanto. Eu é que estou espantada por estar conseguindo pensar, isso sim, fazia tempo que não acontecia!”
FIM!

Resposta:

Origem Da Palavra