Pergunta #1376
Olááá, companheiros de mesma jornadaaaaaa
Caríssimo Dr. Alaúzo,
Quanto a palavra GOFER, encontrei, pela primeira vez, em um mural de um sebo cultural falando da importância do templo em nossa vida era uma matéria budista. templo feito com madeira de gofer.
Também encontrei em Gênesis 6,14
Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.
Na matéria budista me deu a entender algo de transcendental: madeira que nunca se acaba, pedra filosofal…
Bom… Afinal… o que vem a ser gofer?
Já imensamente agradecido pela afetuosa acolhida,
Mais um abraço,
João
P.S.: Quem é esse(a) que me recepcionou açulando-me rumo à Traça do saber?
Resposta:
Salve, João.
Com o que você disse me foi possível descobrir bastante mais. Eu me tinha deixado levar pelos GOPHERS aqueles que citei, mas eles nada tinham a ver com o caso.
GÔFER é uma palavra que aparece uma única vez na Bíblia. É o nome de uma madeira que já nas primeiras traduções não se sabia qual era, de modo que se manteve o nome hebraico.
Há Bíblias que citam “cipreste” em seu lugar. Foram aventadas outras árvores, como pinho, cedro, ébano, acácia , etc., mas nenhuma explicação até agora é realmente aceitável.
Será que se trata de algo transcendental mesmo ou é um simples problema de tradução que está sendo elevado a níveis inesperados?
Ah, a pessoa que o recebeu é a nossa Patty, uma moça terrivelmente agitada e carinhosa que balança tudo o que está ao seu redor. Mas não tema, é um excelente coração.
Temos há tempo uma brincadeira de que constituímos a Igreja Etimológica Universal, em que todos são diáconos e recolhem os dízimos, que ficam de enviar para a Chefia da Igreja e nunca enviam.
O único que há de verdadeiro nisso é que eles realmente não enviam um tostão e que o cabeça da Igreja, eu, sou uma Traça Gigante que reuniu o seu saber roendo livros.