Pergunta #1452

CITAÇÃO: “A língua é uma espécie de cola social. Se perde vigor, o processo é de desagregação. Nenhuma língua deixa de receber continuamente palavras de outras línguas – mas, quanto menos se estuda a própria língua, e quanto mais uma cultura é influenciada por outra, maior é o número de vocábulos tomados de empréstimo, mesmo no caso de haver equivalentes na língua. Precisamos conhecer nossa língua para nos conhecermos como nação em nossas qualidades e defeitos, lacunas e grandezas. O professor Antônio Houaiss escreveu que “quanto maior a desinformação do usuário, maior o desamor por aquilo que é o meio mais eficaz de comunicação entre os falantes de qualquer nação, a sua própria língua”. E isto é trágico num dos únicos países do mundo onde não ocorrem dialetos propriamente ditos ou mais de uma língua, apesar de sua vasta dimensão.”

Bem, eu não quero ocupar muito espaço aqui, eu perguntei foi como me comunicar com os organizadores do site pq não há um FALE CONOSCO. E a palavra certa é adicto, não aditivo como eu escrevi por pressa.Ou aditivo vale, não é só algo que se acrescenta, de ad=tornar próximo? Já que “dicta” é coisas ditas e “adicto” é ligado, unido e “dita” é do latim sorte, o contrário de desdita,estou é adicta em estudar palavras, pirei de vez…

Resposta:

Ana.Maria:

Muito bem. A estrutura da linguagem é algo tão maravilhoso que, quando se vê uma pessoa falando mal, usando apenas gírias, onomatopéias e gestos para se comunicar, temos a sensação de que ela é uma aleijada proposital.
É como se ela tivesse um corpo em plena ordem mas se recusasse a levantar do sofá.

Ah, o FALE CONOSCO está aqui mesmo. Muitas vezes os meus colegas dão as respostas. Exceto, ultimamente, a Tia Odete, que está por conta de ver as fotos das moças.

“Aditivo” tem outro sentido que não o que você quis usar. Vem do Latim ADDERE, “somar, acrescentar”.
E “adicto” vem de ADDICTUS, “ligado a um credor, escravizado por dívidas”, de ADDICERE, “concordar, consentir”.

Origem Da Palavra