Pergunta #1473

Amado Mestre
Até que enfim peguei um final de semana de folga. Delicadeza e Patty não me dão folga, mas acho que se esqueceram de mim por instantes…
Sabemos que este espaço é para que Vs Tracência nos dê a origem de cada palavra, mas não pude deixar de observar a pergunta da BEBEL (1454) sobre Páscoa. Peço permissão para completar a resposta, pois como mestre CMA (Cosmologia Mistica Aleatória) não posso deixar passar em branco.
Quanto a origem da palavra, já foi explanadA magnificamente por nosso Amado Mestre. O sentido vai agora. Essa festa surgiu em celebração do povo Hebreu para relembrar os anos de escravidão no Egito. Todos os anos eles fazem a festa da Páscoa, conhecida também como Festa dos Pães Ázimos. Os Cristão adotaram esta data após a ressurreição de Cristo para celebrar, agora, a vitória da Vida sobre a morte. Desde então, todos os anos, fazemos isso. Quero lembrar também que a Páscoa é comemorada de acordo com a “data lunar”. Deixo esta explicação para nossa Diaconiza Patty, afinal ela também tem que fazer alguma coisa.
Amado mestre….nos dê a origem de “ÁZIMO”.

Resposta:

Diác. Reb.:

Agradeço sua explicação. Em breve, com nossos conhecimentos combinados, acho que poderemos fazer uma Enciclopédia aqui.

Sim, a Páscoa é uma festa antiga que segue o calendário lunar que os hebreus dominaram durante sua estada na Babilônia.
O domingo da Páscoa é definido, se não me falham as antenas, como “o primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio vernal no hemisfério norte”.

“Ázimo” vem do Grego AZYMOS, “sem levedura, sem fermento”, de A-, “sem, não”, mais ZYMÉ, “fermento”.
O pão ázimo, para os judeus, era relacionado com a pureza, pois era de uma massa não-contaminada.

Origem Da Palavra