Pergunta #1539
Tenho cuidado para não sair do tema, se bobear converso até sobre futebol, mas acontece que não entendi o tal “til da Lei”, pode explicar, Bebel? Queria saber, sem querer tergiversar.
Sou iconoclasta e sei que a palavra vem do francês e antes do russo, passando pelo grego bisantino (ô palavra boa, fico um tempão bem depois de usá-la no meu vício bisantino, slack!). Mas clasta – que imagino seja primo de plasma – não sei o que é e se existe outra palavra com este sufixo no nosso idioma; pode o senhor ajudar ?Ah, e para me divertir neste Carnaval, preciso mastigar um pouco a palavra tergiversar: versar é virar o outro lado, olhar as costas, coisa assim; mas tergi é costas? Será?Costas, anatomia? Meu farofino de felina diz que sim.
A foto de biquini não é provocação, apenas é a mais leve que tenho aqui.
Bigada pelas boas vindas e pelo lenço de papel (adoramos papel), mas sou dengosa mesmo.Liga não…
Resposta:
Ana.Maria:
Em Grego se dizia EIKONOKLÁSTES para aquele que destruía imagens. A formação é EIKON, “imagem”, mais o verbo KLAN, “quebrar”.
Os iconoclastas originais foram os membros da Igreja Ortodoxa Oriental que, nos séculos 8 e 9, eram ativos em se manifestar contra o uso de imagens nas igreja, arrebentando-as.
O sufixo se usa também em Medicina, para nomear os OSTEOCLASTOS, células que destroem o osso.
TERGIVERSARI era “esquivar-se a um assunto, escapar de uma discussão”. A parte inicial da palavra vem de TERGUM, “costas”, mostrando que o seu farofino felino funcionou bem.
“Virar as costas” pode ser uma maneira de fugir do que não se quer discutir.
O que é uma foto “pesada”? Nós traças não entendemos muito das conversas humanas.