Pergunta #1598

E AÍ BEBEL, QUE GATINHO LINDO!!!! Só você que estragou a foto, que pena!!
Estou lhe intimando a me enviar uma tigela caprichada de açaí!!!!! Quero experimentá-lo com alguma cobertura de celulose prá ver se esse “bregueti” (o papel) é bom! (Por favor, não me pergunte o que é bregueti.

Então, professor, acho que esclareci, mas duvido que o Rebebes não vá querer dar um parecer!
Minhas perguntas de hj: “Carpo” e esta palavra tem alguma coisa a ver com “Carpe”? “Tarso”, é um nome de uma região. E porque tem algo a ver com “Pé”??? Porque para “Potássio” utiliza-se a letra “K”? E para “Sódio” as letras “Na”?
Um abraço delicado e um estalo nas Antenas mais aclamadas do mundo!

Resposta:

Patty Nunca Simples:

Você fica com o gato, eu com a Bebel e estamos conversados.

“Carpo” vem do Grego KARPÓS, que por alguma estranha razão denominava tanto “junção do antebraço com a mão” como “fruto”.

“Tarso” era TARSÓS em Grego, que tinha os significados de “grade para secar queijos”, “esteira”, “pé, planta do pé”, “fileira de remos”, “ala”. Escolha.

“K” vem do Latim KALIUM, do Árabe AL-QALI (soa familiar?), como eram chamadas as cinzas de uma planta marinha que continham muito carbonato de potássio.

“Na” vem do Latim NATRIUM, do Grego NATRON, um carbonato de sódio hidratado há muito conhecido usado como agente de limpeza e também para embalsamar.

E deixe as antenas em paz que elas não se recuperaram do Carnaval ainda.

Origem Da Palavra