Pergunta #1658
Digníssimo Mestre Traça: a anapontomaria está armando confusão. Primeiro com esta história da côngura, será que ela pensa que nós, afáveis colaboradores, vamos abrir mão de receber a côngrua da IEU. Depois junta a esta palavra [mancomunado] – estará fazendo alguma insinuação sobre os dedicados membros, participantes do traçaduto do dizímo desta prestigiosa organização??
Bom. deixe ′pra′ lá e distraia-se procurando em seus alfarrábios se as palavrar [tapear = enganar] e [estapear – dar tapas] tem origem comum. E, de lambuja, se os famosos [Bares de Tapas ] existentes na Espanha têm algo a ver com as citadas palavras?
Resposta:
Lúcia:
Tenho certeza de que os afáveis colaboradores só abririam mão da côngrua se fosse para dedicá-la ao Grande Hexápodo, para que ele receba celulose de alta qualidade para encher sua barriga.
“Tapear” vem de “tapar” no sentido de “ocultar alguma coisa”, que é o que se faz quando se engana alguém. Pode ser usado como sinônimo de “estapear”.
“Estapear”, por sua vez, vem de “tapa”, algo que se dá para “tapar” uma boca, tanto material como metaforicamente. Mas não serve como sinônimo de “tapear”.
E as TAPAS espanholas também são relacionadas, já que essa palavra começou a ser usada no século 19 em tabernas andaluzas, onde as jarras de vinho eram “tapadas” com pratos de presunto ou embutidos para entreter o estômago antes da comida propriamente dita.