Pergunta #2074
Estou escrevendo dissertação de mestrado sobre alguns princípios constitucionais ligados ao processo civil, gostaria de saber a origem da palavra PRINCÍPIO, bem como, se possível, bibliografia a esse respeito.
Atenciosamente,
Resposta:
Prezado Dr.:
“Princípio” vem do Latim PRINCIPIUM, “verdade, proposição fundamental”, de PRINCEPS, que vem de PRIMUM CAPERE, “o que toma o primeiro lugar, o que vai à frente”.
E esta palavra se forma de PRIMUM, “à frente, o primeiro de uma série”, mais CAPERE, “pegar, tomar”.
Com o sentido de “origem fonte, começo”, PRINCÍPIO é usado desde cerca de 1400. Com o de “regra geral de conduta”, desde mais ou menos 1530.
O senhor descobrirá mais sobre as palavras geradoras dessa se clicar no livrinho azul e depois no cor-de-rosa ali acima, descendo até o fim da página que abrir e clicando de novo na edição 23 do “Assunto da Edição” e na nº 1 do “Etimologia no Maternal”. Este último se apresenta um pouco prejudicado em sua forma por um furacão que passou nas edições antigas, mas dá para entender.
Como bibliografia, pode-se citar “Dictionary of Word Origins”, de John Ayto, e o “Grande Dicionário Prosódico e Etimológico da Língua Portuguesa”, de Silveira Bueno.