Pergunta #2497

Bom dia professor

A seguir as palavras que nao constam na edição da tia Odete:
“estrada”, “rodovia”, “Alameda”, “Avenida” e uma coisa que tem muito aqui em Curitiba: “largo” (como se fosse uma praça).
Gostaria de saber tambem sobre a palavra:
“Chanceler”, estava lendo sobre a historia da Alemanha e apareceu essa palavra.
E se por acaso o senhor tiver alguma coisa relativo ao povo celta tbm gostaria de alguma informação.
Nesta pagina que estava vendo sobre a alemanha, aparece sobre outros paises, e neles falam que eram habitados pelos celtas, mas nao falam se eles existem ou nao.
Neste caso o senhor poderia me ajudar?
Obrigado professor, e bom domingo.

Resposta:

Daniel:

O que foi, o churrasco de domingo lhe tirou a atenção? “Avenida” está lá na edição de que falei, sim senhor. Toca a ir lá e depois escreva “Devo ler com mais atenção”, recorte e cole 100 vezes.

“Estrada” vem do Latim VIA STRATA, “caminho pavimentado”, de VIA, “caminho”, mais STRATA, “pavimentada”, do verbo STERNERE, “recobrir, alisar, estender, pavimentar”.

“Rodovia” é de ROTA, “roda”, mais VIA: é um caminho preparado para a passagem de veículos.

“Alameda” vem de “álamo”, árvore que muitas vezes era plantada à beira de caminhos.

“Largo” vem do Latim LARGUS, “o que existe em abundância, copioso” e se refere às dimensões do lugar.

“Chanceler” vem do Latim CANCELARIUS, que era o sujeito que trabalhava atrás de uma CANCELLA, “treliça”, como secretário, porteiro ou zelador da parte administrativa de uma igreja ou tribunal de justiça.
Com o passar do tempo, esse nome foi sendo aplicado a funções cada vez mais elevadas.

“Povo Celta”, você não quer mais nada? Um material que dá livros e livros e ele quer que eu fale em poucas frases! Tá ficando muito folgado, esse Soneca.
Em todo caso, como meu coração é tão mole quanto meu cérebro, posso dizer que se trata de um povo que se espalhou para a Europa Ocidental entre os séc. 1 e 2 AC, primeiro das atuais Alemanha e Áustria para as Ilhas Britânicas e Espanha e depois para as mesmas ilhas e Gália, bem como Itália, Grécia e Ásia Menor.
Não existem mais como povo, mas sua língua, o Gaélico, está sendo revivida nos últimos locais onde eles se fixaram: Bretanha, Gales, Irlanda do Norte e Escócia.

Origem Da Palavra