Pergunta #2516
Olá,
Tenho um heterônimo chamado Poeta Perdigoto. Mantenho um blog homônimo de poesias, e portanto me interessei pela etimologia da palavra “perdigoto”, no sentido de gotículas que saem da boca.
Ao procurar no google, me deparei com você.
Pode me ajudar?
Abraço
Resposta:
Prezado Poeta Perdigoto:
Posso ajudar, o que faço com prazer.
“Perdigoto” é nome dado a cada grão de chumbo fino usado na munição da caça à perdiz. Foi aplicado aos salpicos de saliva por semelhança.
Antes que você pergunte de onde vem “perdiz”, vou contar uma história encantadora: o famoso Dédalo, o construtor do Labirinto de Creta para o rei Minos, grande inventor, pai de Ícaro, tinha um sobrinho ainda mais talentoso que ele, chamdo Perdix.
Invejoso da capacidade do rapaz, Dédalo o convidou um dia para passear à beira de um abismo e, friamente, o empurrou de lá.
Os deuses, penalizados pelo que estava acontecendo com Perdix, o transformaram numa ave pouco antes de ele atingir o chão.
Traumatizado pela longa queda, no entanto, daí resultou uma ave que tem apenas vôo rasteiro: a perdiz.
Aquele pessoal não tinha explicações lindas?
Recomendo que você abra nossa seção “Assunto da Edição” e, bem lá no fim, ache as edições sobre “Deuses Antigos em Nossas Vidas”, onde há outras histórias que mostram o quanto ainda usamos noções que têm milênios.
Pretendo visitá-lo em breve.