Pergunta #2589
___________Pusilla, Grand Polilla:
existe em alguma outra palavra que usamos, fora pusilânime?E alma, em quais mais? Lembre-nos por favor mais algumas onde ela entra.
Também acho que foi relesmente considerada a expressão “se a alma não é pequena”. Induz a pensar, para quem não vai fundo, que são “os outros”, aqueles menores, não nós.Ou qualquer um menos eu.
“Talvez o grande poeta tivesse isso em mente: se fizermos algo com coragem, o resultado terá valor, mesmo que não consigamos tudo.”
Pois é, qualquer um pode ter a alma nobre, pode agir, pode não ser pusilânime.Agradeço a coragem desta equipe em se dedicar a discutir, ensinar, abrir mentes. E não são só palavras, mas muito, muito mais, que afinal é o que resulta.Mesmo não conseguindo tudo.
E o Odilon, afinal?
Resposta:
Ana.Maria:
No meio das arrumações você ainda consegue um tempo para nos visitar. Isso é que se pode chamar de fé! Ou vício…
Que saibamos, PUSILLA só se manifesta em nosso idioma em “pusilânime” e seu substantivo.
Se você quer derivados com ANIMA, aí vão os que me ocorrem de momento (não esquecer que eles têm seus derivados):
ânimo, animal, animar, animadversão, animismo, unânime, longânime, magnânimo, equânimo, exânime… Há muito mais!
Sua observação sobre o tamanho relativo de almas – e egos – é assaz pertinente.
É opinião unânime da equipe que você é magnânima em seus elogios; ela fica muito animada com eles, ainda mais que às vezes fica exânime de tanto escrever! Nossas anímulas se elevam aos céus com suas palavras.
Olha aí, o Dr. Odilon fez sucesso instantâneo por aqui. Deixem-no entender melhor como é que nós funcionamos, não o afugentem. Depois ele se vicia como todos os outros.