Pergunta #2820
Ana.Maria, eu também quero morrer amiga da Traça, só não desejo que ela me sobrevoe no momento derradeiro…
Saudações, Magnífica Soberania do Mundo Etimológico. Ui, quase tropecei nesse bendito tapete vermelho. Uau… olha o anel novo da Traça… que pedra é essa? Safira?
ABC, preciso urgentemente de uma ajuda. Poderia desvendar para mim e para aqueles que se interessam a etimologia das palavras “Ordem” e “Congregação”? Quero apenas conferir uma coisas por aqui… Eu entro em cada enrascada que o senhor nem sabe… O ′pior′ é que encontrei alguém ′pior′ que a Tia ′Dete. Ultimamente só escuto: “Me-ni-na, vai procurar isso!”; “Me-ni-na, vai resolver aquilo”. Que coisa medonha…
Ah, quero saber também sobre “estro”. Seria correto dizer que a Ana.Maria tem ataques de estro? E eu?
Hoje é o Dia Mundial da População (cada coisa que se inventa…)
Deixo, então, a todos os humanos uma mensagem. Quando for Dia Mundial dos Invertebrados deixarei uma para você, ABC.
“Há muita gente que julga ser livre e não vê os laços que a prendem.” (F.Rueckert)
Saludos… ai,.. de novo esse tapete vermelho!
Resposta:
Patty:
Traças são animais psicopompos, de modo que é bom negócio haver uma por perto na hora da partida. Só que a minha está bem mais próxima do que a sua… Não diga nada, não a temo.
“Ordem”, como grupo de pessoas vivendo sob disciplina religiosa, vem do Latim ORDO, “fila, série, arranjo linear”. Reflete uma noção bem medieval, de “sistema de partes sujeito a certa hirarquia ou obedecendo a certas proporções”.
Como tal, se aplicou a quase tudo, desde os anjos até à Arquitetura.
“Congregação”: me-ni-na, vá pesquisar! Abra a edição 7 do “Conversas com Meu Avô” e leia com atenção.
Hum, melhor não mexer com a palavra “estro”.
Um dos seus significados é “furor profético, entusiasmo artístico, gênio criador”. Certamente é a ele que você se refere.
Vem do Latim OESTRUS, do Grego OISTROS, “mutuca, inseto cuja picada deixa furiosa a vítima”.
Ora, o Dia Mundial dos Invertebrados ocorre todos os dias. Nós nos servimos alegremente das comida que vocês humanos providenciam para nós.
Cuide por onde anda. O anel que uso é apenas uma bobaginha que uma cliente comprou na Tiffany′s, uma lembrancinha para a sua traça predileta.