Pergunta #3054

Professor, não se preocupe. Farei o possível para limpar a minha ficha policial e tentarei nunca mais ser pego nas minhas incursões furtivas às bibliotecas da cidade. Tudo em nome do tão almejado Diaconato…

Quanto a minha profissão, penso que estamos em acordo que os boatos sobre ela são inverídicos. Os engenheiros são ótimos leitores (algumas calculadores têm visores muito pequenos) e ótimos escritores (sabemos até grego de tantas variáveis que aparecem nas nossas equações)…

Não se preocupe com o meu amadorismo criminal ao pedir a planta da biblioteca. Foi tudo planejado. Eu estava usando uma máscara ninja, levava na cintura cordas com ganchos e um óculos de visão noturna. Acho que ninguém desconfiou de nada.

Embora as minhas mensagens estejam ficando cada vez maiores (como aqueles lavadores de carro que acham que são os donos da rua por tempo de serviço), não posso deixar de perguntar o essencial:

1) Tolerância
2) Próprio
3) Tiago (será que vem do Latim???)

Comecei a anotar alguns prefixos e sufixos já explicados no consultório para não mais perguntá-los. É claro, porém, que uma seção especial sobre eles iria ajudar bastante…

Resposta:

Tiago:

Quando confrontado com certos boatos, responda sempre, cabeça erguida: “Todas essas inverdades são mentiras!”

Viu? Eu sabia que os engenheiros lêem muito. E agora desscobri por que você só pergunta sobre palavras latinas: já sabe tudo sobre Grego.

Fico satisfeito ao ver que você providenciou para não chamar a atenção na Biblioteca. A inteligência chegou aí e ficou!

1) De TOLERANTIA, do verbo TOLERARE, “agüentar, suportar”, literalmente “carregar”, de TOLLERE, “erguer”, que veio do Indo-Europeu TOL-, “carregar, levar”.

2) De PROPRIUS, “particular, privado, individual”, da expressão PRO PRIVO, “para o indivíduo”.

3) Não vem do Latim, embora tenha passado por ele. Vem do Hebraico YA′AKOB, “o que suplanta”.
Passou por IÁKOBOS em Grego, JACOBUS em Latim, IAGO ou JACÓ em Português.
Esse era o nome de um dos discípulos de Cristo, que na Espanha era chamado de SANTO IAGO, encurtado para SANTIAGO.
Daí para achar que o nome era SAN TIAGO e “criar” o nome TIAGO foi um pulo.

Seção especial, é? Vá se ajeitar, fale com o pessoal de Letras aí da Universidade, que está cheio de gente boa, seu espertinho.

Origem Da Palavra