Pergunta #3066

Fala baixo, Diaconisa Aninha… os cães farejadores não podem saber que estudo lá senão acabam com a minha missão (e também com a minha possibilidade de chegar ao Diaconato).

Professor, tem certeza que a minha única saída para aprender os prefixos e sufixos é conversar com o pessoal de Letras? Mesmo sabendo que os preconceitos podem nos enganar, dizem por aí que eles são meio doidos… Uma semana de lavagem grátis de todos os carros do Diaconato não pagaria uma seção especial com os principais prefixos e sufixos?

Enquanto você pondera sobre a minha proposta, pergunto-lhe sobre a origem das seguintes palavras:

1) Teimosia
2) Doce
3) Crer
4) Saber
5) Tiago – eu li a sua resposta anterior, naturalmente, mas gostaria de esclarer uma dúvida. O que eu já tinha ouvido sobre a origem do meu nome é que significa “o que supera”. Na sua explicação, você escreveu “o que suplanta”, o que, na minha visão, é bem diferente. Alguma possibilidade de resolver a dúvida do Tiago, “o que suplica”?

Obrigado e até mais!

Resposta:

Tiago:

Quanto mais você quer moleza, mais insistimos em que se vire. Pegue uma Gramática do secundário que já serve.

1) De THEMA, “assunto, proposição, tema, matéria”. Quando a pessoa insistia muito num assunto, era considerada teimosa.

2) De DULCIS, “doce”.

3) De CREDERE, “confiar, dar por certo, acreditar”.

4) De SAPERE, “ter gosto agradável, provar o sabor de, discernir, ser sábio”, que veio do Indo-Europeu SEP-, “provar o gosto de, perceber”.

5) Você está certo, eu é que não estava muito a fim de entrar nessa história.
Mas vamos lá: AQÊB é “calcanhar” em Hebraico. YA′AQOB é “o que segura o calcanhar, a planta do pé”, ou seja, “o que suplanta”.
Jacó era gêmeo de Esaú e saiu do ventre materno segurando o pé do irmão por baixo, pela planta, SUB PLANTA. E por esse feito recebeu o seu nome.

Origem Da Palavra