Pergunta #3072

Tá bom, tá bom… você venceu. Vou procurar as minhas gramáticas antigas pra ver o que posso aprender lá sobre os principais prefixos e sufixos… as palavras de hoje são:

1) Esperar
2) Constância
3) Perseverança
4) Tiago, “o que sustém”. Li a sua nova explicação e embora você tenha dito “Você está certo, eu é que não estava muito a fim de entrar nessa história.”, ainda assim manteve a história da origem como sendo “o que suplanta”. Eu tinha falado, porém, que significava “o que supera”. Afinal, Tiago pode significar “o que supera” ou não? Significa ambas as coisas? Devo admitir que fiquei um pouco confuso…

Obrigado, hoje e sempre, e até mais!

Resposta:

Tiago:

Isso. Sue um pouco, que esse é o caminho para o diaconato.

1) De SPERARE, “confiar, acreditar que acontecerá, aguardar”, derivado de SPES, “esperança”.

2) De CONSTANS, “constante”, do verbo CONSTARE, formado por COM-, “junto”, mais STARE, “ficar de pé”.

3) De PERSEVERARE, “persistir, manter-se firme”, literalmente “ser muito sério, estrito”, formado pelo pre-fi-xo PER-, aqui como reforço de intensidade, mais SEVERUS, “sério, severo”.

4) No caso, “suplantar” e “superar” querem dizer o mesmo. O primeiro desses verbos surgiu com essa conotação mais física, mais descritiva, de uma mão segurando a planta do pé.
No Gênese, Esaú, aquele que Jacó (que, pelos seus atos, não era flor que se cheirasse) tentou segurar dentro do útero, se queixa: -“Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito da primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha”
Logo, significa ambas as coisas.

Origem Da Palavra