Pergunta #3074

Bom domingo a todos!
A informação suprimida (uma delas) é “aquela” que, por último, se manifestou na pergunta sobre o Colégio Militar, entendeu?
Bom, eu queria saber se S.Sª acredita que o fato de a China ter hoje 1 bilhão e trezentos milhões de habitantes – fora os chineses em outros países – pode vir a influenciar a linguagem no mundo.
Claro que não são 1,3 bi ; existe um numero quebrado aí que nem foi considerado nas estatísticas. O país é tão cheio de gente que não faz diferença.Se tem 1 bilhão e trezentos e oitenta milhões, é como se oitenta milhões caísse num buraco e ninguém nem notasse.
Estou divagando? Não, hoje é domingo, mas quero dizer é que a influência da economia na linguagem pode ser um fato, daqui a pouco podemos estar tendo de falar mandarim. Como hoje temos de falar hamburguer, shopping, blazer etc, por conta do império americano.
O que acha? Já existem palavras em Português vindas de “lá”? Até criança já fala em sushi, japonês na hora do almoço é uma realidade.
Beijokas

Resposta:

Ana.Maria:

Continuo sem saber do que você está falando…

Mais cedo ou mais tarde, a influência do Mandarim vai começar.
No entanto, a do Inglês vai se manter. Ele se alastrou como linguagem científica e comercial e se beneficiou do surgimento e aprefeiçoamento dos meios de comunicação de tal modo que dificilmente será suplantado. Ele tem a vantagem de ser simples e exigir poucos sinais para uso.
Quanto a palavras chinesas em nosso idioma, não conheço, mas isso não quer dizer nada.

Origem Da Palavra