Pergunta #3132

Bom dia! Antes da minha caminhada no calçadão da praia(baba, baby), queria saber se cortex e cútis (cutícula por extensão)são parentes.
Sobre os quadros: posso tentar tirar foto dos quadros,depois que aprender a lidar com minha nova máquina. Sou Edward-mãos-de-tesoura com máquinas, aparelhos, botões, chavinhas, prospectos, então a máquina digital ainda está no pacote original.
Sobre palavras que dão trabalho, eu vejo perfeitamente o caminho percorrido. Noto o entusiasmo que algumas perguntas trazem e o desânimo de repetir, algumas vezes. Noto o compartilhamento da curiosidade e tb quando o interesse de quem pergunta contagia a turma aí.Vejo que, para quem gosta das palavras, cutucar ajuda a aumentar o interesse e a admiração pelo processo por que elas passaram até aqui.
Noto as perguntas aumentando o “cabedal” – meu avô adorava falar cabedal!
Eu não sou sensível à toa, só para dar trabalho, para parecer difícil. Minha sensibilidade ajuda a ter empatia. Então, dá-me informação sobre a palavra empatia, sim?

Resposta:

Ana.Maria:

“Cútis” e “córtex” devem ter a mesma fonte do Indo-Europeu, que é SKEU-, “cobrir, esconder”. Fino faro!

Aguardamos as ditas fotos. Quem não tem mãos-de-tesoura para pintar, não deve ter para manusear máquinas.

“Empatia” é uma palavra cunhada em 1858 por um filósofo alemão, usando as palavras gregas EN-, “em”, mais PATHOS, “sentimento”.
É a capacidade de sentir como o outro sente.

Origem Da Palavra