Pergunta #347
Origem e significado das palavras
frango
hot-dog
couvert
delivery
self-service
Resposta:
Lúcia:
“Frango” não tem origem bem definida. Uma das hipóteses é que venha do Latim FRANGERE, “partir, romper”, por ser mais macio para se comer. Outros ligam a palavra ao povo francês, devido ao nome antigo destes, GALOS. Como sempre: muitas hipóteses, poucas certezas.
“Hot Dog”: clique no livrinho azul bem lá em cima. Percorra bem até embaixo a página que vai abrir e você encontrará a lista das edições passadas dessa seção. Clique na 7ª edição, “Nomes de Alimentos” que você saberá tudo sobre o hot-dog.
“Couvert”: do Francês COUVRIR, “cobrir”. “Couvert” era “o que cobria a mesa”, acepção que se fixou nestes acompanhamentos da comida.
E COUVRIR vem do Latim COOPERIRE, de CO-, prefixo intensificativo, mais OPERIRE, “tapar, cobrir, enterrar”.
“Delivery”: é uma palavra inglesa que vem através do Francês DELIVRER, por sua vez do Latim DELIBERARE, de DE-, intensificativo e LIBERARE, “libertar”. O significado deste verbo passou do inicial “tornar livre” para “entregar-se, desistir” e depois para o atual “entregar algo para alguém”.
“Self-service”: a primeira parte vem do Germânico pré-histórico SELBA- e indica “a si mesmo”. E a segunda parte vem do Latim SERVARE, “proteger, guardar, servir”. Logo, um lugar que dispõe de “Self-service” é um lugar onde as pessoas “servem a si mesmas”.
Você está por abrir uma lancheria etimológica?