Pergunta #3543
Diaconisa Aninha, afinal você é agnóstica ou gnóstica? Acho que a sigla do seu partido está com um pequeno probleminha… Com relação à minha explicação da etimologia de cemitério, não pude perder a chance porque essa era uma das duas palavras das quais eu sei a etimologia! Agora vou ter que esperar uns 5 anos até alguém perguntar a etimologia da outra…
Caro Felipe Caruso, vi a sua oferta de auxiliar-me na lavagem dos carros e fiquei muito feliz! Não esperava conseguirmos um substituto tão rápido assim… aguarde apenas o pronunciamento da cúpula do diaconato para saber se será aceito. Eu particularmente acho que você é culto demais para o serviço. Talvez pudesse pular essa etapa rumo ao diaconato. Não sei se os malacos baratinados da boca iriam confundir-lhe com um sábio e sentar-lhe o dedo afugentando-o com algumas azeitonas da bufósa. Mas se até o professor está arriscando a lavagem de autos, quem sabe?
Professor, não se preocupe com a origem das gírias da frase acima. Aprendi todas enquanto exercia minha nobre função de lavador de autos. Gostaria de saber a origem das seguintes:
1) Inocente
2) Sensível
3) Paixão
4) Coração
Saiba que estarei aqui para ajudá-lo sempre que estiver em condições para fazê-lo!
Resposta:
Tiácono:
Você pegou bem a gíria.
Quanto ao seu substituto, vamos testá-lo exaustivamente.
1) De INNOCENS, “sem culpa, inofensivo”, formado por IN-, negativo, mais NOCENS, de NOCERE, “causar dano, prejudicar”. “Nocivo” vem desta palavra.
2) De SENSITIVUS, “capaz de ter sensações”, de SENTIRE, “perceber, sentir”.
3) De PATI, “sentir, sofrer, agüentar”, de uma base Indo-Européia PEI-, “ferir, machucar”.
4) De COR, “coração”.