Pergunta #3615
Salve, salve distinto Mestre,
A labuta com os carros é escabrosa, mas a prerrogativa de presenciar o escambo cultural do egrégio diaconato é um incomensurável galardão.
Estou sereno depois de ouvir mais uma caridosa erupção da gentil anfitriã, Pattyconisa. Certa vez, passei a noite num vulcão ativo na Sicília e as constantes erupções(de 20 em 20 minutos) eram um bom sinal, porque afastavam o perigo de alguma obstrução que originasse uma grande erupção. Não é Patty? Pattyyyy??? Diz alguma coisa, ai ai carambolas…
Ana.Maria e Tiácono é um honra ter a companhia dos seus olhares. Meus caros orientadores, espero não decpcioná-los. Estou receoso porque de Etimologia não entendo abacate…
Aliás, Mestre,
O abacate é uma fruta originária da América Central. Ele era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl, como já disse a Tia Odete, que originou, em espanhol, a palavra “aguacate” e em português “abacate”. Não me parece que o inglês “avocado” e o alemão “avocato” vieram também daí. Diga aí, Mestre, dá pra deslindar o imbróglio?
Corre pela boca pequena que a palavra asteca significa testículo, em analogia à sua forma e daí surgiram algumas das lendas sobre seus efeitos afrodisíacos. Orgulho nacional, somos os primeiros na produção mundial. Muito obrigado.
Felipe Caruso
Resposta:
Felipe:
Devo felicitá-lo não só pela sua modéstia como pela forma correta de a expressar através da escrita.
Claro que não vamos perguntar qual a distorção mental que o levou a se divertir indo às faldas de um vulcão ativo para passar a noite, pois somos muito discretos.
De Etimologia você acabará percebendo bastante em breve, ainda mais se gastar bem os panos lavando nossos carros.
Pois você está certo ao dizer que o nome dessa fruta vem de uma palavra que significava “testículo”, embora a diferença de cor permaneça um tanto intrigante.
E está errado ao pensar que AVOCADO e AVOCATO (isto é Italiano; em Alemão é o mesmo?) devam ter outra origem, pois é exatamente a mesma.
Cada orgulho nacional que nos resta ultimamente, não?