Pergunta #3618

Ana.Maria, não acredito que perdi as travessuras do fim-de-semana!!! Eu tinha uma resposta ótima para JABACULÊ… infelizmente Tia Odete não me deixou usar o computador por dois dias após a resposta mal-criada sobre a origem de TRIBUFU (você gostou, né? Se não tivesse rido tanto quem sabe o castigo teria sido menor?). Isso sem contar que você me enviou uma palavra de “formação expressiva” que nem tem origem definida! Da próxima vez eu vou pregar uma peça em você… até lá, quero continuar sentando ao seu lado para nos divertirmos nas aulas da Tia Odete!

Felipe Caruso, continuo achando que você deveria pular essa etapa da lavagem dos carros… isso é pra quem não sabe o que é “escambo”, “egrégio” ou “galardão”. Eu e meus amigos lavadores de carro passamos a tarde consultando o dicionário para tentar entender a sua mensagem. Acho que conseguimos. No mais, parabéns por saber tanto sobre a história dos testículos. Quer dizer, dos abacates. Se precisar de ajuda com os carros, é só pedir! Conheço alguém que poderá ajudá-lo!

Professor, como pode constatar pelas linhas acima, voltei muito mais madura após a conversa com a Tia Odete. Mas só pra garantir, não tem como bloquer o acesso dela a esta área do site?

Espero não perguntar palavras repetidas dessa vez:

1) Místico
2) Expressar
3) Votar
4) Vetar

Como sempre, muito obrigado!

Resposta:

Tiácono:

Sem querer fazer fofoca, Tia Odete passou por aqui resmungando algo sobre expulsão de alunos insuportáveis. Não sei do que ela estava falando.
Mas não se preocupe, que a escola é particular e a Diretora não perderia aluninhos pagantes.

1) Do Grego (oba!) MYSTIKOS, “secreto, místico”, de MYSTES, “iniciado”, do verbo MYEIN, “fechar”, em referência a fechar os olhos para o que se viu e a boca para não contar.

2) De EXPRESSARE, relacionado a EXPRIMERE, “representar, descrever”, literalmente “comprimir, apertar”, formado por EX-, “fora”, mais PRIMERE, “apertar, empurrar”. A idéia se relaciona à argila colocada num molde para fazer uma imagem.

3) De VOVERE, “desejo, promessa, dedicação”, de origem desconhecida.

4) De VETARE, “proibir”. Os tribunos romanos que queriam se opor a medidas dos Senadores ou dos Magistrados bradavam VETO!, “Eu proíbo!”.

Origem Da Palavra