Pergunta #3918
O livro já impresso depende de endereço para mandar, Vera, e vc não deu.
“E com certeza, uma galinha vestida de Napoleao seria bem engracado.”
_____ Essa Vera está me saindo uma figuraça! Eu levei um susto pq meu siamês, aquele com quem aorendi a falar gatês, se chamava Napoleâo. Pensei: como ela sabe disso? . Gatês é um miado bem agudo, pq eles, gatos, têm especial sensibilidade para sons agudos como flauta por exemplo. Tenho facilidade com idiomas, então aprendi mole, era só dar um miado e ele não conseguia ficar indiferente; vinha logo. Até estranhava e matutava (vem de matuto, de cócoras pensando, acho, tipo assim Jeca Tatu)mas dizia lá com seus bigodes:” que beleza uma dona assim, até fala a lingua da gente!”
“Professor, mesmo assim, a origem de chocha é menos chocha do que a de chuva.”
___________Se vc pensasse na quantidade de palavras com a mesma origem de chuva, não ia achar tão pobre assim. Lembro-lhe só pluvial (relativo a chuva), plúveo (poético) para céu carregado e pluviômetro (medidor da quantidade de chuva). Uma palavra é como uma pessoa, nunca vem só. Se vc ainda acha que alguém nasceu debaixo do pé de repolho, como as mães contavam, aí sim…
Resposta:
Ana.Maria:
Quando digo às pessoas que não conhecem felinos que eu converso com gatos e elas me olham espantadas, eu desconverso e digo: – “Mas são eles que puxam assunto!”
Você já reparou que os gatos se comunicam verbalmente entre si apenas em situações de namoro e de briga? O resto do tempo eles usam a comunicação corporal. São meneios, rabos, orelhas, bigodes, olhos, que dizem tudo uns para os outros.
Mas – isso já foi bem constatado – eles reservam a comunicação oral para os seres humanos, com os quais se desenvolveram e se selecionaram por tanto tempo. Eles devem ter pena de gente, bichos tão feios, sem pelo, sem rabo, orelhas imóveis…