Pergunta #4095
“Conte para a Débora que o nome dela vem do Hebraico DVORAH, “abelha”.”
Vixe, como tem assunto para me interessar! Lembrei-me do compositor russo DVORAK; seria ele um Débora ou já ficou muito oriente demais para os hebreus?
Tem outro fio a puxar nessa da abelha: APE é macaco,família símio em ingles. Em italiano APE é abelha, de onde vem apiário em portugues.Não tem Darwin (adoro Darwin ) nisso aí, então, como seria?
“… gostaria muito de saber a origem da palavra ” STUNG ” ou ” I GOT STUNG ” ,pergunta o outro. Ligadíssima em música eu percebi que é do repertório do jurássico Elvis Presley. Ele dá uma requebrada, mexe os quadris como ninguém no filme e diz: I got stung! O olhar para a mocinha diz: vc me pegou, ou Cupido me fisgou. É isso! Música popular tb é cultura!!!
Resposta:
Ana.Maria:
Folgamos de a ver com o bicho-carpinteiro etimológico de sempre.
Antonin Dvorak, o compositor nascido na Boêmia (o país, não a farra!), tem seu sobrenome derivado do Tcheco DVUR, “mansão”, sugerindo que um antepassado dele teve ou trabalhou numa casa dessas. Nada de colmeias para ele, portanto.
APE, “macaco sem rabo” em Inglês (os outros são MONKEYS) vem do Germânico APAN, que deve ser empréstimo de outra língua.
E APE, “abelha” em Italiano veio do Latim APIS.
Quando as palavras são curtas a possibilidade de semelhança aumenta.
Será que foi Cupido ou uma APE italiana que acertou o famoso cantor?