Pergunta #4174

Ai… é horrorível perder o sono…
Liguei esta joça para procurar stencil na rede – vou pintar as cadeiras da copa com tulipas estilizadas. DEi um pulinho aqui ao desligar e dei com a pergunta sobre saia justa. Bem, para mim não existe palavrão, palavra feia ou proibida.Não tenho medo das palavras, igonoro as que dão para se ignorar.
Existem as palavras deselegantes, que não custa nada evitar.Ser elegante é tb saber quando se deve omitir o que não acrescenta.No caso, a resposta foi elegante pq elucidou sem medo mas sem omissão.
Falei que voces fazem um segredo cão. Isso me remeteu para as cãs, de novo (Pequeno Príncipe, sabe?).Os cães podem ser não só os cachorros. Podem ser os cabelos encanecidos, brancos pela passagem do tempo.Nas têmporas, derivado de TEMPO.Interessante, não? Um cão velho seria cão duas vezes!!
Isso é que é uma insônia produtiva.
Agora que achei o stencil para as cadeiras vou tentar dormir; ou fico aqui escrevendo bobagem até o sono chegar.

Resposta:

Ana.Maria:

E o pior é que a madrugada é, para o ser humano em geral, A Hora do Lobo, em que todas as preocupações e dificuldades parecem aumentar e ser invencíveis. Já notou como a luz do dia derrete metade da imponência delas?

Pois cães com cãs demonstram a idade, não só nas têmporas (quando escrevi esta sabia que você iria gostar).
“Cãs” (acho que é só plural, pois quem é que tem uma só?…) vem do Latim CANUS, “branco, claro” (para cabelo e barba). Existem as palavras “canoso” e “encanecido”.
E “cão” vem de CANIS.

Origem Da Palavra