Pergunta #4260

Quem é o Croquezz? Ele tem um estilo ótimo!Será algum colega que mudou de nome ou um novo consulente, até bem interessante?
A expressão “minha nossa” ou “Nossa!”, sempre me irritou por me parecer ser um pedaço ou corruptela de “Minha Nossa Senhora!”.Parece histeria. Existe porém em ingles a expressão (ou exclamação) “Oh mine!”. Então, não tem a ver com a cultura judaico-cristã a tal exclamação que não uso : “Minha nossa!”?
PS: “repita as letras ao lado!”. Sim,pois não, repito, mas voces estão dando moleza demais: duas vogais repetidas e duas consoantes apenas – logo “eles” sacam a facilidade, melhor complicar e exigir: repitam o nome de seu cachorro de traz para a frente!Depois: “Repitam o que repetiram semana passada!Isto é uma ordem!”.

Resposta:

Ana.Maria:

Dá para ver que este nosso consulente é pessoa do ramo da escrita, dado o seu texto claro, divertido e expressivo.
Ao que tudo indica, deve ter escolhido o seu “nom de plume” a partir do grande inimigo do bravo detetive etimológico X-8, que luta contra ele nas edições 6, 17 e 19. Dê uma olhada para ver como o sujeito é malvado.
Não creio que possa se tratar do Croquezz original, pois este que nos escreve é obviamente gente fina.
Não é um novo consulente, pois nos visita eventualmente há um bom tempo.

A expressão em Português que você cita é exatamente isso.
Mas a inglesa é MY, não MINE. Também é um encurtamento de MY LORD, MY GOD, MY GOODNESS. Eles levam muito a sério a determinação de não usar o nome Dele em vão, então acabam inventando eufemismos que logo adquirem a força do original e acabam tendo que ser mudados.

Não somos nós que estamos dando moleza: é um programa que vai mudando as letras aleatoriamente.
E elas são para lidar com programas automáticos de inserção de mensagens que não enxergam direito, de modo que só humanos possam nos enviar consultas.

Origem Da Palavra