Pergunta #446

Olá,
gostaria de saber as origens de algumas palavras que estão presentes nas cerimônias da Ordedm DeMolay (não sei se o Senhor conhece), a Ordem DeMolay é uma organização para jovens entre 12 e 21 anos patrocinada pela Maçonaria, nas Cerimônias da Ordem quase tudo o que falamos e fazemos tem um significado simbólico e histórico muito interessante. Bom para não tomar muito seu tempo vou ir direto ao assunto. As palavras são:

-Amor
-Filial(no sentido de filhos)
-Refêrencia
-Sagrado
-Cortesia
-Companheirismo
-Fidelidade
-Pureza
-Patriotismo
-Honra

Muito obrigado desde já.
Atensiosamente,
Ricardo Koslowsky

Resposta:

Ricardo:
Já ouvi falar na Ordem, nomeada assim em honra de Jacques DeMolay, o último Grão-Mestre dos Templários, queimado em 1314. Vamos dar uma olhada nas etimologias:
“Amor”: em Latim era AMOR e deriva da mesma raiz que a palavra MATER, “mãe”.
“Filial”, juntamente com “Fêmea” vem da palavra latina FELARE, “sugar, mamar”. FEMINA era quem amamentava; FILIUS/FILIA, “filho/filha”, quem era amamentado.
“Referência”: do Latim REFERRE, formado por RE-, “de novo”, mais FERRE, “portar, levar” (em Grego, PHEREIN). “Referir-se” a algo é “levar de volta” a esse assunto.
“Sagrado”: do Latim SACER, “dedicado aos deuses, consagrado”.
“Cortesia”: em Latim se formou a palavra COHORS, “local fechado”, de CO-, “junto” mais HORS, “jardim”. A idéia de um local fechado como pertencente a um soberano fez com que a sua sede de governo fosse chamada de “Corte”. Como a conduta deveria ser refinada junto a personagens de elevada posição, as boas maneiras entre as pessoas acabaram chamadas de “Cortesia”.
“Companheirismo”: do Latim COMPANIO, de COM-, “junto”, mais PANIS, “pão”. O pão só era repartido entre pessoas que se gostassem, que tivesse mútua confiança.
“Fidelidade”: do Latim FIDES, “confiança, fé”.
“Pureza”: vem do Grego PYR, “fogo”, pois passar pelas chamas era uma forma consagrada de purificar.
“Patriotismo”: do Grego PATRIS, “pai”. Em nosso idioma falamos na “Pátria Mãe”, mas nos idiomas germânicos se fala na FATHERLAND (Inglês, “terra paterna”), VATERLAND (Alemão, idem).
“Honra”: do Latim HONOR.
É bom ver que alguém pertence a uma organização que reverencie esses valores.

Origem Da Palavra