Pergunta #4805

Nossa…

Como anda chique este espaço, hein!?!

Cheio de promoções e físicos e químicos!

Bom… na verdade, o químico veio à minha mente apenas, quando o Mestre explicou a origem de “sinistro”! Mais precisamente quando falaste que “Dexter” é “destro”! Lembrei-me, na hora, do desenho “Laboratório de Dexter”!

Mas enfim… Mudando de saco pra mala… Chique mesmo é o atual papa! Fala com um chiquê que dá gosto! Pena que essa linguagem não é nada acessível ao povo!

A última carta, por exemplo! Essa que foi notícia pelo fato do papa dizer que o segundo casamento é uma praga social (bom… nem vou entrar no mérito da questão… que o fato sirva apenas como referência)…

Lá estão os termos “epiclese”, “anátema”, “anáfora”, “anamnese”, “oblação” e “doxologia”. Será que o Mestre pode ampliar meus lmitados horizontes e dar a origem dessas palavras?

Grato!!!

Resposta:

Peppe:

Você não deixa por menos, vem logo de conversa papal prá cima da gente!
Mas vamos lá, que gostei do nível da pergunta.

1) Esta invocação ao Espírito Santo vem do Grego EPIKLESIS, “chamado”, formado por EPI-, “sobre, além”, mais KLESIS, do verbo EKKALEIN, “chamar”.

2) Do Grego ANATHEMA, “elevado (aos deuses)”, formado por ANA-, “ao alto”, mais TITHENAI, “colocar”.
Do sentido de “algo dedicado, devotado a uma divindade” passou a “algo amaldiçoado”, como repúdio ao gesto pagão de elevar ofertas ao alto.

3) Do Grego ANAPHORÁ, “repetição”, formado por ANA-, “para trás”, mais PHORÁ, “o ato de levar”.

4) Do Grego ANAMNESIS, “reviver conhecimentos”, “através do conhecimento”, formado por ANÁ-, “através”, mais MNESIS, “memória”.

5) Latim, OBLATIO, “oferta”, particípio de OFFERRE, “oferecer”.

6) Grego, DOXOLOGIA, “ato de glorificar”, de DOXA, “glória, elogio”, de DOKEIN, “parecer bom”.

Origem Da Palavra