Pergunta #4916
Oi! Voltei de Búzios cheia de perguntas. Não choveu, o que significa que Nostradamus tinha razão; estamos no fim. Aliás, não é o mundo que vai acabar, somos nós. Que acabamos com ele. Falando em alias (que de-tes-to), que quer dizer nome falso ou VULGO em inglês – quase um nickname sua origem está completamente diferenciada do nosso aliás?
Fiquei encantada com um vale profundo que passa nos fundos do hotel em Búzios, mantido verde, aí fui perguntar para fazer minhas aulinhas. Olhem que lindo: o nome da linha que divide duas encostas opostas, provocando o efeito geográfico chamado TALVAGUE, vem do alemão Thalwag, que quer dizer CAMINHO DO VALE. Se interrompem a linha mais baixa do lugar onde a água corre (seguindo a gravidade ela sempre desce) na chuva os muros caem e as ruas ficam sem meio-fio. Não é lindo? Talvague. Mesmo que fosse só caminho do vale já dava poesia. Queria saber se a origem é esta, do Alemão, apenas.
Fetiche vem de feitiço que vem de factício. Factory vem daí também? Feito à mão? Mas nem sempre, né? Pode ser fabricado, não manufaturado.Olha o percurso, que interessante! Quem diria que dentro da fábrica tinha mandinga? E eis, vem de onde? Please…
a.m
(não ana.maria mas after-meridien)
Resposta:
Ana.Maria:
“Talvegue”, com “E”, vem do Alemão THALWEG (THAL, “vale”, WEG, “caminho”).
ALIAS e “aliás” são a mesma palavra e vêm do Latim ALIUS, “outro”.
Foi em 1605 que se começou a usar essa palavra em Inglês como “nome falso”. Em Espanhol existe exatamente o mesmo uso para a mesma palavra.
FACTORY vem de FACTOR, “o que faz”, de FACERE.
“Eis” apresenta certas dúvidas em sua origem. Deve vir de ECCE, “eis” em Latim