Pergunta #4975

Mestre…

Grato pelas etimologias nagô! (será que “nagô” deveria ter ido ao plural também? Ficaria “nagôs”, daí?)

Mas, como a responsável por músicas pós-segunda-guerra agora é a ana.maria…

Ana.maria… O Toquinho disse que ouviu esta expressão num mercado de Salvador (agora não lembro se foi no municipal… tem mercado municipal em Salvador?)… Uma senhora afrodescendente acabara de mandar alguém à tonga da mironga do cabuletê! Logo imaginei que fosse como mandar alguém à “patiaskioparau” (“puta que o pariu”, pra quem precisa de tradução, hehehehe…)

Disse, ainda, o Toquinho, que um famoso apresentador, já morto (não era o Chacrinha, nem o Bolinha, mas não lembro o nome dele agora), recebeu um embaixador de algum país de língua nagô e perguntou o significado da expressão! O embaixador também se recusou a dizer!

Ainda bem que o Mestre expôs a etimologia das palavras, pois eu já tava pensando que era que nem a piadinha do menininho que achou um bilhetinho e o levou pra escola!

Mestre… Taí ainda? Não desviou suas antenas para outras questões? Então, duas palavrinhas: “Urgente” e “emergente”!

Grato!!!

Resposta:

Pepe:

Etimologias hebraicass, latinass, germânicass, portanto…

Tão poucas antenas, tantas questões nesta vida…
Mas ainda dá para responder que “urgência” vem do Latim URGENS, “o que apressa, que compele”, de URGERE, “empurrar com força”.
E que “emergência” vem de EMERGENS, “o que surge, que vem à tona”, de EMERGERE, formado por EX-, “fora”, mais MERGERE, “afundar, mergulhar”.

Você anda numa fase muito boa da vida, acertei?

Origem Da Palavra