Pergunta #5733

É EPI “sobre” e HISTASTHAI “ficar de pé”.Conhecer é estar sobre, pairando por cima dos que ignoram… isso dá um tratado sociológico e até podemos adentrar pelas teorias de Lombroso.
Mas tigacinha sua explicação sobre “configurar”, gente! Podemos usar as palavras com mais propriedade quando sabemos o que e de que estamos falando, indubitável.
Mito e místico podem não ser parentes, seus antepassados não são os mesmos, mas existe algo: os mitos são reverenciados pelas doutrinas místicas, agora não tão secretas.O místico é um mitômano.
A parafernália X está em condições; para onde devo me dirigir “in order to…”? E parafernália é parente de que palavra, please?
Bom domingo!
Vera, olha eu aqui travêz!

Resposta:

Ana.Maria:

Não disse que v. gostaria?

Há mesmo muita confusão místico/mítica devido à semelhança das palavras e ao assunto.

Calma. A parafernália X não é feita só de atuendos, não. Antes precisamos saber se v. está pronta para morar por umas semanas num lugar como aquele sem querer fugir.
Essa palavra vem da expressão latina BONA PARAPHERNALIA, “bens parafernais”, de PARAPHERNUM, “bens pessoais da noiva, não incluídos no dote”, do Grego PARAPHERNA, formado por PARA – “ao lado”, mais PHERNA, “dote”, relacionado com PHEREIN, “levar, carregar, portar”.

Origem Da Palavra