Pergunta #5742
Aninha, vc disse que os mitos são reverenciados pelas doutrinas misticas mas parece que não tem nada a ver.
_______ Oi, Ilda! Não disse que os mitos são reverenciados nas doutrinas místicas, mas sim que os místicos são mitômanos.Quem falou em doutrina secreta foi a Grande Traça, apenas repeti.Veja lá atraz, com Z. Nem citei a palavra “doutrina” antes, para não ofender os que seguem alguma.
“Mitos são fábulas, na maioria das vezes de origem popular.Pode tb ser a representação de fatos e personagens deformados ou amplificados pela tradição.”
____ Tradição.Certo, mas tb é “história”, ou seja, aquilo que é passado oralmente ou por escrito entre gerações.As doutrinas fazem isso, passam ensinamentos de geração para geração, através de livros – história, mesmo que tenha cunho religioso.
É assim que muitas pessoas podem se tornar um mito.
__________Santo Agostinho e outros têm sua história contada; são mitos, assim como Pelé será para as próximas gerações (religião à parte).Deus não é mito, não tem sua história contada, pois é axiomático.
O nosso mestre por ex. pode se tornar um mito porque de certa forma já está bem pertinho.
___Ele bem que se esforça, fazendo esse mistério todo. Por Babalu! Cette mite est trés misteriéuse.No feminino, e agora? Mite é feminino!
Resposta:
–