Pergunta #5815

Salve mestre,

Salve, salve insigne Mestre,

“O filho pródigo à casa torna”. Pródigo, não no sentido de generoso, e sim de gastador. Assim como no Evangelho, gastei toda a herança, no meu caso de conhecimento, que o mestre me antecipara e julguei ser capaz de buscar as respostas por mim mesmo. Agora, vejo-me obrigado a retornar por ironia do destino, ou não.
Estou pensando um jogo sobre palavras de origem curiosa. Vossa sapiência poderia esclarecer-me a origem de bigode e forró e de lambuja me sugerir alguns vocábulos de origem inusitada. E tudo isso, é claro, valorizando o aspecto histórico/fantástico da coisa.
È bom estar de volta. Obrigado e forte abraço ao pessoal do site.

Felipe Caruso

Resposta:

Felipe:

Parece que v. andou por muito longe, onde foi?
Saiba que conhecimento não se gasta, antes ele aumenta com o tempo, se houver interesse.
Em todo caso, se v. se compara a um filho pródigo, nós do site somos como o pai que o acolheu contente.

“Bigode” não tem origem certa; é associado ao praguejar de soldados germânicos, BI GOTT, “por Deus!”, retorcendo os bigodes, mas não há certeza.

“Forró” vem de “forrobodó”, que vem do Galego FORBODÓ, que vem do Francês FAUX BOURDON, “falso bordão”, nome de uma dança.

Agora, Nossa Sapiência sugerir vocábulos de origem inusitada não vai dar certo, pois o inusitado de um pode não ser o de outro.
Mas há solução: as outras seções do site estão cheinhas de etimologias que devem corresponder aos seus desejos. Dê uma olhada por lá!

Origem Da Palavra