Pergunta #5940

… pela raia da direita segue ana.maria, sozinha por enquanto rumo aos seis mil, mas já se percebe algumas contendoras correndo para alcançá-la. Ela que, desta vez, diferentemente das anteriores, se empenha para ganhar uns louros e ter o que colocar na feijoada de sábado.
Professor, estou treinando a Elipse. Sempre gostei da Síntese e ao tentar voltar a escrever, a coluna que se dane, fico alegre ao colocar as idéias no papel o mais economicamente possível (vide colher na boca do bebê. É um alvo a alcançar. Então, sem blábláblá: dá-me a origem de elipse e eclipse, incluindo aí Matemática, Astronomia e Literatura. Pode ser que eu esteja abusando, mas acontece que voltar a escrever – no meu novo escritório, com cadeira nova e a aculpuntura correndo por fora (odeio agulhas) – me faz feliz.

Resposta:

Ana.Maria:

Ana.Maria preparando uma feijoada etimológica, aparentemente sozinha na corrida! As demais concorrentes ainda não perceberam a situação!

“Eclipse” vem do Latim ECLIPSIS, do Grego EKLEIPSIS, “desproteger, renunciar, desistir, abandonar”, do verbo EKLEIPEIN, “deixar de aparecer, abandonar um lugar”, formado por EK-, “fora”, mais LEIPEIN, “deixar”.

“Elipse” é do L. ELLIPSIS, do G. ELLEIPSIS, “retirada, supressão”, derivado também de LEIPEIN.

As definições matemáticas e astronômicas eu poderia dar, mas como sempre encaminho todos ao dicionário para significados, não farei exceção nem para tão alta diaconisa, vá que os partidos da Oposição façam uma alaúza pelos jornais e eu seja investigado pela Comissão de Ética.

Origem Da Palavra