Pergunta #647
Agora estamos duplamente aproximados pelo estudo das palavras ( sou formada em Letras e faço revisão de textos) e pelo estudo das religiões. Ótimo.
Não, não sei por que as cores do Vaticano são amarelo e branco. Evidentemente, não será por causa de nenhum clube de futebol!
Resposta:
Lúcia:
Parece que temos muito sobre o que conversar algum dia.
Com as cores do Vaticano ocorre o seguinte: na verdade, elas não são amarelo e branco, mas ouro e prata.
Estas cores costumam ser representadas em amarelo e branco desde o início da Heráldica, pois era mais fácil encontrar tintas nessas cores do que nas metálicas verdadeiras.
Como os desenhos dos brasões deviam apresentar o máximo possível de visibilidade, uma regra geral era a de não se representar metal sobre metal, isto é, ouro e prata um sobre o outro.
Observe qualquer escudo bem feito e você verá que sempre estes dois metais estão sobre alguma cor (vermelho, verde, azul, preto, púrpura) ou servindo de fundo para elas.
No entanto, em se tratando da Igreja, era feita uma exceção, colocando os dois metais preciosos um sobre o outro.
O mesmo aconteceu com a bandeira de Jerusalém no curto intervalo em que houve um rei cristão no trono: ela ostentava a Cruz de Jerusalém, uma cruz potenciada em ouro com quatro cruzes menores nos cantos, sobre fundo prata.
Mas que seria interssante um time de futebol de cardeais, com suas vestes longas em amarelo e branco, correndo atrás da bola, seria.