Pergunta #6757
Olá! As coias estão meio paradas por aqui, ou serei eu a ver mal? Ou sou eu quem está parada? É… estou, mas é um assunto particular.
Bom domingo, gente! Eu gostaria de saber de onde vem o nome da cidade de Antofagasta. Parece um nome composto, é como se devorasse a si mesmo.Lindo como Antuérpia e eu até poderia nomear uma casa de campo ou butique assim, colocando as letras inclinadas como se houvesse ventania e espinhos na primeira e letras com diamantes na segunda.
Ou será que o nome não é este? Acho que é, mas se não for exatamenbte assim, já sabem qual é: a cidade do norte do Chile, tem a ver com o Fujimori e tal, que voltou para ser julgado finalmente (foi voltado).
Resposta:
Ana.Maria:
Mas Antofagasta não era um gafanhoto do seu zoológico, muito dado ao canibalismo? Um cor de cobre brilhante, com dois palmos de comprimento e antenas verdes?
O nome da cidade, para variar, tem várias interpretações. Segundo uns, vem do Diaguito HATTUN, “grande”, + FAYA, “salina”, + GASTA, “aldeia”: “a aldeia da salina grande”.
Segundo outros, é do Quéchua ANTA, “cobre”, + PAKAY, “esconderijo”: “o esconderijo do cobre”.
Já Antuérpia deveria ter umas gotas de sangue escorrendo dos diamantes, pois segundo fontes populares a origem é o nome do gigante ANTIGOON, que cobrava pedágio de quem quisesse atravessar o rio Scheldt. Se a pessoa não quisesse pagar, ele lhe cortava as mãos e as jogava no rio, para gáudio dos peixinhos.
Foi assim até que um herói chamado BRABO (isso mesmo!) passou por ali num dia de mau humor, cortou as mãos do gigante e as lançou ao rio.
Daí o nome: HAND WERPEN, esta última palavra sendo “atirar, jogar” em Neerlandês.