Pergunta #723
Olá, professor querido, ah, desculpe, mas o senhor é querido mesmo, fazer o que…!!! “Querido” aqui em SC é sinônimo de simpático.
Para ampliar meu novo dicionário etimológico preciso de sua preciosa ajuda com as seguintes palavras: crise, voto (sentido de compromisso ou promessa). Muito grata.
OBS. Estas flores é uma homenagem a todos os os “clientes” deste site, afinal, o que seria dele sem nós?(risos)
Resposta:
Patrícia:
Ouçam todos! Patrícia sabe das coisas! Ela diz que sou simpático e manda flores!
Muito obrigado. Você fez uma linda homenagem a todos nós. Só falta acrescentar uma flor, que é a sua foto. Mande, que eu quero espalhar um ciúme mortal por aí!
“Crise” vem do Grego KRISIS, “ponto de virada de uma doença”, como usado por Hipócrates e Galeno. Deriva do verbo KRINEIN, “separar, distinguir, julgar”, de uma base Indo-Européia KREI-, “colher, escolher, distinguir”. O sentido básico se situava em “momento de decisão”, mas agora se usa mais para designar a situação que nos leva a tomar uma decisão.
“Voto” vem do Latim VOTUM, “juramento, promessa, dedicação”, do verbo VOVERE, “prometer, dedicar”. Mais remotamente, de uma palavra Indo-Européia EWEGWH-, “falar solenemente, jurar”. Passou pelo Sânscrito VAGHATI, “aquele que faz um sacrifício”.
É verdade que, sem a distinta clientela, nós deste site estaríamos muito tristes.