Pergunta #7418
Querido prof.
Faltou explicar que a careta foi assim caracterizada por terceiros, sobre uma foto anterior ao fato! hehehe Se tiveres acesso a Zero Hora, um dos jornais da capital gaúcha, talvez possa admirar o pequeno Luciano matreiro de 10 anos atrás! A reportagem foi refeita neste mês… história longa demais para ocupar nosso consultório Aproveitando o mote, acredito que meu sobrenome COELHO não venha do orelhudo, então daonde?
Abraços!
Resposta:
Luciano:
Hum, alguma reportagem policial? Pena que não tenhamos acesso a esse jornal. Por que v. não envia a foto?
O primeiro a usar esse sobrenome teria sido D. Soeiro Viegas Coelho, nascido em 1160. Ter-se-ia originado por tomar aos mouros uma região chamada CONEJA, “coelha” em castelhano.
Diz-se também que seria pela sua fama de de guerrear “com segredo e resguardo”, porque “parecia ir por minas” (túneis) para atingir os adversários.
Neste caso, sua cara matreira tem uma boa razão genealógica.
Os maledicentes poderão dizer que o apelido lhe foi dado por sua mulher, irritada com sua velocidade em cartos assuntos.