Pergunta #745

Dr. TRAÇA GIGANTE: a resposta 740 transformou-se em uma pergunta. De acordo com a etimologia não sei a origem de clerical. Conforme meus conhecimentos ′clericais′, nos primeiros tempos os cristãos reuniam-se para celebrar a eucaristia, nas casas, em pequenos grupos (ekklesia=grupo em grego). Quando a organização dos cristão se tornou mais estruturada (a partir do século IV), ′ecclesia′ passou a designar o local onde eles se reuniam para celebrar e também o próprio grupo organizado. Eclesiástico, portanto, refere-se a algo relacionado à ′ecclesia′, à Igreja, pode ser os sacerdotes, os livros, as ações.
Para não passar a oportunidade, qual a origem etimológica de [cônego]?

Resposta:

Lúcia:
Eu a provoquei com uma pergunta sobre a origem de “eclesiástico”, e isso você já sabia: EKKLESIA é “grupo, reunião, assembléia”. Você é muito esperta.
Mas “clerical” tem outra origem. Vem do Latim CLERICUS, “sacerdote”, do Grego KLERIKOS, “pertencente ao clero”, de KLEROS, “parte que cabe a uma pessoa, herança”.
Isto vem do Deuteronômio 18,2, onde se diz que “os Levitas não terão herança entre os seus; o Senhor é a sua herança”. Este trecho se refere aos Levitas como auxiliares do Templo.
Já “cônego” vem do Latim CANONICUS, de CANON, “peça de máquina, régua, padrão para uso do idioma ou de outra estrutura” .
A eles cabe, entre outras coisas, a aplicação dos princípios da Igraja.

Origem Da Palavra