Pergunta #747
Boa tarde, Professor ABC!
Sei que é inconveniente entrar em assuntos para os quais não somos convidados. Mas eu queria dar uma sugestão para este site maravilhoso,eu posso?
Aí vai. (E como o senhor tem todo o poderio sobre estas páginas, poderá excluir minhas palavras se assim o desejar. OK?) Não seria legal o site oferecer um “índice” das palavras que o senhor já esclareceu a etimologia? Assim o senhor não precisará repetir definições, como já aconteceu, ou seja, nós buscaríamos a palavra desejada, se não houver no site, aí sim, questionamos, o que acha? Um abraço!
Para não perder a viagem, de onde surgiu a sigla inglesa “O.K.”? e “S.O.S”? Mais uma vez, obrigada! Sua escrava…
Resposta:
Patrícia:
A sua idéia já anda há tempo sendo aventada por nós. Entre relaxamento, falta geral de tempo e dificuldade de reunir o pessoal técnico, vamos deixando… Mas é algo que realmente precisamos fazer.
“S.O.S” é muitas vezes explicado como um pedido de socorro baseado nas iniciais de SAVE OUR SOULS, “salvem as nossas almas”. Mas isso não é verdade. Essas letras foram escolhidas simplesmente porque são fáceis de transmitir em código Morse: … — …
“OK” é uma expressão que tem numerosas explicações para a sua origem. Logo, não há certeza sobre nenhuma. Uma das mais faladas é que seria a abreviação de OL KORRECT, uma forma errada de ALL CORRECT, “tudo certo”.
Na época do surgimento de OK (1840), essas eram as iniciais do apelido do candidadto à presidência dos EUA Martin van Buren, chamado “Old Kinderhook” por ter nascido nessa cidade de N. York. E foram usadas na campanha eleitoral.