Pergunta #772

Caríssimo Prof., bom dia!
Por uns dias estive impossibilitada de participar desta magnífica “biblioteca virtual”… confesso que fiquei com saudades! Por isso, capriche na ajuda, hein!!! Palavras ouvidas na semana e que precisam ser entendidas: meneios; propalado; escopo; soslaio; reciprocidade. Ansiosamente aguardo! Obrigada!

Resposta:

Sandra:
Eu também tive saudades. Pensei que você tinha achado um consultório etimológico melhor e partido. Ainda bem que você está de volta. E com toda a carga, pelo visto. Ao trabalho, pois:

“Meneios”: veio do Latim MANUS, “mão”. Os movimentos sinuosos dela receberam esse nome.

“Propalado”: do Latim PROPALARE, “divulgar, espalhar, tornar público”, de PRO-, “para, a favor” mais PALAM, “à frente de todos, publicamente”.

“Escopo”: do Italiano SCOPO, “objetivo, alvo, meta, propósito”, do Latim SCOPUS (relacionado com SPECERE, “olhar”). Em Grego era SKOPOS, “alvo, mira”, relacionado com SKOPEIN, “olhar”. A origem remota é o Indo-Europeu SPEK-, “observar”.

“Soslaio”: do Francês D′ESLAIS, “rapidamente, fugazmente”, do verbo LAISSER, “deixar, soltar”. E este vem do Latim LAXARE, “soltar, afrouxar”.

“Reciprocidade”: do Latim RECIPROCATIO, “volta, alternância, maré”, de RECIPROCARE, “mover para a frente e para trás”. Estas palavras vêm de RECIPROCUS, feito de RECUS-, de RE-, “para trás” mais -CUS, formação adjetiva, e PROCUS, de PRO, “para a frente” mais a formação adjetiva. Enfim, RE + PRO, “para a frente” e “para trás”.

Origem Da Palavra