Pergunta #773
Caro Professor
contradicao..a origem da palavra sinceridade nao seria entao o fato de nao se usar cera no marmore? seria esta uma piada ? acredito na sua verssao..outra pergunta; origem da palavra gringo, segundo a sua verssao e da palavra moleque..obrigado e saudacoes “gringas”
Resposta:
Prezado Caproni, em terras distantes onde não canta o sabiá:
Acho que você andou lendo alguma barbaridade etimológica. Minhas fontes indicam com firmeza “sinceridade” como vindo de SIN-, “junto”, mais a raiz de CRESCERE, “crescer”, resultando o sentido inicial “de origem única, puro”.
“Gringo”: talvez você tenha lido para esta origem a lenda que diz que esta palavra foi criada a partir da letra de uma canção,
“Green grow the rashes O”,
que os soldados americanos cantavam na guerra com o México (1846-1848) e da qual os nativos fizeram a palavra “gringo”. Mas a verdade é que essa palavra está atestada no Espanhol desde muito antes, quase certamente derivada de GRIEGO, “Grego”, com o sentido de que era estrangeiro, não se podia entender. Na Idade Média, quando o idioma grego estava perdido para a Europa ocidental, tradutores do Latim, ao encontrarem um trecho em grego usavam a expressão GRAECUM EST; NON LEGUNTUR, “É Grego, não dá para ler”.
“Moleque” é do Quimbundo MU′LEKE, “menino, rapagote”.
A etimologia popular é muito rica. Apenas ainda não deu para descobrir se é apenas coisa de moleque ou se a pessoa é sincera quando acha que descobriu uma origem.
Mais uma coisa: não se trata de minhas versões, e sim das versões de gente do ramo (em geral uns gringos…) em cujas fontes bebo.