Pergunta #780

Dr.Alaúzo:
Pelo visto, seu site está se transformando em uma grande comunidade ,onde acabamos conhecendo os participantes e sentindo sua falta quando desaparecem.Aliás, por onde andam Ygor,Croquezz,TchêLoco ?
Aproveitando a mesma linha de inspiração da Lúcia, o hino Riograndense, pergunto a origem das palavras “virtude” e “escravo”, que
aparecem no verso “Povo que não tem virtude,
Acaba por ser escravo”
Muito obrigada.

Resposta:

Maria Tereza:
Pois é, também sinto a falta de alguns clientes. Espero que eu não os tenha curado!

“Virtude” vem do Latim VIRTUS, “força moral, hombridade, valor”, de VIR, “homem, varão”, isso na época em que a humanidade ainda não tinha percebido que essa qualidade se encontra (ou não) em ambos os gêneros.
VIR vem do Indo-Europeu UIHRO-, “homem livre”. É interesante a correlação feita há milhares de anos entre a necessidade de ser livre para se poder exercer a plenitude das qualidade humanas.

“Escravo” vem do Latim SCLAVUS, “pessoa que é propriedade de outra”, que vem de SLAVUS, “habitante de uma região do Cáucaso”, pois esse povo estava na rota de grandes movimentos de conquista e tinha seus habitantes muitas vezes tomados pelos invasores.
No idioma eslavo antigo, SLOVENINU queria dizer o que entendemos por “eslavo”. Tal palvra parece derivar de SLOVO, “palavra, fala”, sugerindo que eles se consideravam membros de uma comunidade com o mesmo idioma.

Origem Da Palavra