Pergunta #7857
Hmmm… então vamos chamar o urubu de meu louro. Mestre, belzebu seria um belo zebu? Aí vão umas frutinhas para acalmar a Tia Odete, sei que gostará.
No Império Romano o primeiro mês do ano era março, quando começava a primavera (“prima” significa primeira, e “vera”, estação). O primeiro dia de março se chamava “calendas de março”. Foi daí que veio a palavra calendário.Mas pq se diz “calendas gregas”?
Em latim era “antediem sextum Calendas Martii”. Veio daí o nome bissexto: o ano tinha dois “sextos” antes da calendas de março.Mas o grego tem a ver o que com isso de calendas gregas? Estou bem didática hoje, né?
Sobre o fundador de Blumenau, ok, mas continua uma péquena dúvida sobre o nome do cara querer mesmo, como parece, dizer “floricultura” ou casa das flores em alemão. Não quero abusar, mas estou na dúvida, sim? Beijokas!
Bom final de semana para todos!!!
Resposta:
Não provoque que Belzebu pode se sentir chamado.
Diz-se “calendas gregas” como ironia, pois os gregos não tinham calendas, isto é, não chamavam de “calendas” o primeiro dia de cada mês. Equivale e dizer “no dia de S. Nunca”.
Em Roma, o dia extra colocado em fevereiro a cada quatro anos vinha depois de 24 e não de 28, como agora. Num fevereiro normal, o dia 24 se chamava DIES SEXTUS ANTE KALENDAS MARTIAS, “o sexto dia antes do 1º de março”.
Quando esse dia se repetia, dizia-se BIS SEXTUS ANTE KALENDAS MARTIAS, “o segundo sexto dia antes…”
BLUMEN é “flores”, AU é um sufixo usado para expressar “planície de aluvião”.
Vai ficar quietinha agora?