Pergunta #827
Dr. Traça Gigante: fiquei embasbacada ao constatar sua popularidade.Foi só me ausentar uns dias para páginas e páginas de perguntas/respostas se acumularem. Concordo com a Maria Tereza, este site está se transformando nunma comunidade! Até parece o orkut, melhorado!
Esta semana celebramos os arcanjos e os anjos da guarda. Qual a origem das palavras [arcanjo] [anjo] e de seus amigos de brincadeiras celestes [querubim] [serafim] ?
Resposta:
Lúcia:
Que mais resta a uma humilde traça senão agradecer aos verdadeiros anjos que comparecem para fazer suas visitas?
Já que agora se celebra a turma que está aí para cuidar de nós (embora alguns digam que os deste país estão em greve há tempo), vamos ver de onde vêm os seus nomes.
“Anjo”: ANGELUS em Latim, ANGELOS em Grego, provavelmente relacionado a ANGAROS, “correio a cavalo”. Parece ter relação com o Sânscrito AJIRA, “rápido, ágil”. É a palavra usada na Septuaginta para transcrever o Hebraico MAL′AKH YEHOWAH, “o mensageiro de Jeová”.
“Arcanjo” vem do Grego ARKH-, “primeiro, chefe”, mais ANGELOS.
Mesmo nas hostes divinas deve haver quem imponha a ordem.
“Querubim”, uma ordem de anjos, passou pelo Latim CHERUB, pelo Grego CHEROUB, pelo Hebraico KERUBH (plural: KERUBHIM. Atualmente se usa esse plural como se fosse singular). Deve ter relação com o Acádico KARUBU, “gracioso, aquele que abençoa”.
“Serafim” entrou em uso através do escritor inglês Milton, a partir de 1667, sendo, em Inglês Antigo, SERAPHIM e idêntico em Latim, Grego e Hebreu.
Na Bíblia, aparece apenas em Isaías, VI. É o plural de SARAPH, provavelmente “o que queima, ardente”. Eram vistos como anjos flamejantes.