Pergunta #8301

Opa! Pera lá! Não me entreguem ao Inimigo assim tão rapidamente! Enviem pelo menos as jóias da minha flanelinha para a minha família…

Eu entendo que a etimologia seja uma busca pelo significado original das palavras, que pode ter se perdido ao longo do tempo ou não. Muitas vezes esse significado ajuda a vislumbrar até mesmo o conceito original de uma palavra. Cada palavra traz consigo um conceito que muitas vezes transcende o seu significado, não? Sendo assim, nada mais natural que essa busca pelo conceito seja feita em paralelo com a busca etimológica, não acham? “Verdade” poderia muito bem querer significar, em sua origem, “ver deus”. Afinal, a busca da Verdade não é uma busca por Deus? Perguntei ao professor, vi que não era, não vou ficar aqui querendo mudar a história… mas se não fosse por essa busca conjunta, de que serviria a etimologia?

obs: Espero que essa pergunta não me envie diretamente para os braços do inimigo… Mãe, esconde minha flanelinha de diamantes!!!

Resposta:

Você tem razão quanto ao significado da Etimologia, mas está dando muita sopa para o Inimigo; lidar com o assunto é pesquisar e não sair fazendo afirmações com base em semelhanças.
Não fosse a sua prudência em consultar Nossa Fabulosidade, sua flanelinha cravejada de pedras preciosas talvez lhe fosse tomada.
Fique com ela, mas com a advertência de abrir muito bem os olhos e com a obrigação de ler a ed. 6 de “X-8”, para aprender mais sobre as solertes manobras d′Ele.

Origem Da Palavra