Pergunta #8357
Boa tarde,
Estou pesquisando origem de algumas palavras, e gostaria da ajuda dos Doutores nesta area.
Pesquisei a origem das palavras: “sacrificio”,do Lat.sacrificiu. “sacramento”, do Lat. sacramentu. Mas encontrei em um site a informação de que a raiz, destas duas palavras, é do sânscristo, e são variantes da palavra sakra.
Procede essas informações??
Outra pergunta
A palavra Graça, foi traduzida do grego Charis, ou tem uma raiz direto do latin mesmo??
Agradeço a atenção
macedo
Resposta:
“Sacrifício” vem do Latim SACER, “sagrado, santo, amaldiçoado”, mais a raiz do verbo FACERE, “fazer, tornar”.
“Sacramento” é de SACRARE, “tornar sagrado”, também de SACER.
E esta palavra se relaciona a “santo” e “sancionar”, dê uma olhada sobre isto no livrinho azul ali de cima; abra-o e procure a lista das edições passadas e entre na de nº 3, “Deuses Antigos em Nossas Vidas”.
Mas a origem anterior a SACER não é conhecida, não se pode afirmar que derive de SAKRA.
“Graça” veio direto do L. GRATIA, “qualidade positiva, boa vontade, gratidão”, de uma base Indo-Européia GWER-, “saudar, dar as boas-vindas”.
O Grego KHARIS tem o significado de “graça”, mas no sentido de “elegância, beleza, encanto, garbo”, não no de “graça” citado no parágrafo acima.