Pergunta #8392

3 – Eu não faço lista de palavras mas chego aqui do jeito que a Emília chegava perto da Dona Benta: cheia de minhocas na cabeça (no meu caso, cachinhos). Agora é o JORGE. Tá assim de Jorge no mundo, todo país tem sua versão de Jorge, posso escrever várias. Não deve ser só nome de santo pois vi um filme iraniano (FILHOS DO PARAÍSO), país islâmico e antiga Pérsia, com um quadro do São Jorge na parede da casa. Não tinha dragão, então nada de luta contra o mal. Mas estava lá o Jorge no cavalo, a imagem.
Qual a origem, o início da difusão de tanto Jorge, se não for religião? Não conheço algum conquistador que justifique; será que tem e não me lembro?

Resposta:

Pois a Igreja descobriu há anos que S. Jorge não tem origem que não seja lendária e apócrifa, e o retirou da lista dos santos.
Não que isso tenha afetado a devoção a ele mundo afora.
Segundo a lenda, ele teria nascido na Capadócia, que hoje faz parte da Turquia, e teria sido degolado por ordem do imperador Diocleciano, por ter defendido os cristãos, no ano de 303.
Como dizia Monteiro Lobato, ele é um santo mais interessante por se apresentar de armadura, em vez de camisolão como os outros.
Sugere-se que ele tenha surgido por sincretismo com uma divindade nórdica matadora de dragões.
A origem da difusão foi a religiosa mesmo.

Origem Da Palavra