Pergunta #8460
Olá professor, aqui mais uma vez, hoje um aluno me perguntou sobre a palavra “personagem”, aí respondi ser do françês “personnage”, aí o aluno me questionou a palavra “pessoa”, aí disse ser do latim “persona” que definia máscara e depois passou a ser definida como “pessoa”, aí o aluno mais uma vez questionou: “e como se formou a palavra persona?” Aí o cara me pegou e respondi na classe: “Ô meu querido, você acha que eu sou quem, o X-8 detetive etimológico?” Aí todo mundo caiu na gargalha e fico a lhe perguntar: A palavra “persona” tem formação de duas ao mais palavras ao é de raiz primitiva??? a priori tive um devaneio e pensei no seguinte: per, do latim “através de” + ónoma, do grego “nome”. ou seja, por meio ou através do nome, mas foi só um devaneio, me ajude.
Resposta:
Ficamos muito contentes de saber que X-8 já anda conhecido por aí. Principalmente ele, que em nossas reuniões editoriais fica fazendo cara de superior.
Ah, esses seus devaneios… Ainda bem que você é um sujeito cuidadoso e nos consulta antes de espalhar etimologias por aí.
PERSONA se forma do Latim PER, “através”, mais SONUS, “som”. Devido à escassez de microfones naquelas épocas antigas, os atores usavam máscaras que muitas vezes tinham pequenos megafones na boca, para poderem ter um maior alcance vocal.
Esse nome funcional se aplicou então à máscara, inicialmente, e depois passou para o ser que aquele ator representa.